domingo, 19 de julho de 2009

TERRAKOTA...


Como é bom ver que afinal também conseguimos exportar coisas de qualidade. Como é bom ver que podemos ser conhecidos não somente como o povinho atrasado da ponta da Europa...

Desde que vivo na Bélgica já ouvi um pouco de tudo a respeito dos portugueses e de Portugal. Primeiro de tudo sempre que digo que falo português, recebo um grande sorriso e sempre a mesma pergunta mas com um tom de afirmação. "És brasileira?" Quando respondo que sou portuguesa, vejo sempre um sorriso que se esmurece...
Vou ouvindo, que somos muito arrogantes, broncos, quase terceiro mundo.
Que estamos bastante atrasados em relação à Europa, que fazemos parte de Espanha (isto ouvi de alguém do Chile). "Portugal ? Sim, falam espanhol". Que eu não sou bem o tipo de português que tem memória, que esse tipo vem sempre colado às mulheres da limpeza. "Portugal? Sim o país do Cristiano Ronaldo". Que o presidente da comissão europeia é português e que por sinal está a fazer um mau trabalho...
Mas bom, também há quem conheça Madredeus, Mariza, a eterna Amália, e não há quem tenha visitado Lisboa que não diga que é uma belíssima cidade.
E ao contrário do que pensava não são muitos os fãs do nosso vinho (talvez porque o que se encontra aqui seja diferente do que se vende em Portugal) preferem o vinho espanhol. O que se vende mais é o Mateus, considerado como vinho barato por isso mercado exclusivo dos estudantes. Conhecem o vinho do porto mas também não são grandes consumidores e quanto à gastronomia consideram-na básica, sem o mínimo de requinte... E é mais ou menos isto que tenho tentado desde que vivo aqui convencê-los do contrário como portuguesa orgulhosa que sou...

Isto tudo para dizer que fiquei bastante contente ao ver os Terrakota já pela segunda vez na Bélgica. O ano passado no festival Esperança (http://www.esperanzah.be/), e este ano nas festas da cidade onde vivo, Gent (http://www.gentsefeesten.be/eCache/DEF/1/495.html).

Parabéns aos Terrakota estão a fazer um excelente trabalho.

3 comentários:

lapsus disse...

Olá.
Há dois anos tive a oportunidade de ir ao Japão. E fiquei surpreendido pela forma como eles gostam deste pequeno país. Não esqueçamos a nossa importância na história do país do Sol Nascente, é verdade, mas poderiam ter tido uma outra atitude e não a tiveram. Os três profs portugueses oram particularmente bem recebidos e senti-me orgulhoso deste país que acaba por nos tratar menos bem cá dentro, na maior parte dos casos.
Sucesso por aí e bjcs.

A Minha Essência disse...

Olá!!!

Tudo bem minha linda?

Tenho um miminho para ti no meu blogue! Vai ver....

Bjokas

ZZzzzzzzzz disse...

Cucu Lapsus,
Japão, está na minha lista de viagens de sonho, acho exactamente por serem tão diferentes de nós europeus na sua generalidade...
Quanto a Portugal é realmente pena que algures na história nos tenhamos perdido...Que tenhamos perdido a coragem e a astúcia, necessárias para partir à descoberta, de nós mesmos e dos outros...
beijos