quarta-feira, 24 de junho de 2009

Oitos dias em Roma...

Assim que saí do avião a temperatura assegurava-me que estava num país mediterrâneo. Primeira coisa a fazer é tirar o casaco e começar a entrar na musicalidade da lingua.
Ficamos muito bem instalados numa pequena residência chamada "Il Bollo" (foto 1) no vicolo del Bollo (foto 2) mesmo no centro da cidade. A cinco minutos da Piazza Navona que foi evidentemente depois de um jantar de pizza o nosso primeiro destino. Uma praça lindissima cheia de monumentos barrocos e alguns vestígios anteriores a isso, é no entanto uma praça com edifícios na sua maioria do séc.XIX. No dia seguinte visitamos primeiro o Castelo de Sant' Angelo (foto 3) que era o lugar de refúgio do Papa em tempos de guerra, ali mesmo ao lado fica então a Basílica de S.Pietro (foto 4) que é verdadeiramente impressionante, para quem quizer visitar mesmo se estiver muito calor não esqueçer que existe um "dress code" para lá entrar mini-saias, decotes e ombros de fora estritamente proibido. Entre mil outras obras geniais é claro que não passa despercebida a " La Pietat de Miguel angelo", (foto 5) também impressionante é o muro construído em volta de toda a cidade do vaticano.
Entretanto a ordem pela qual fiz as visitas já se perdeu na minha memória, é no entanto importante salientar coisas a não perder para aqueles que ainda não visitaram esta cidade onde é de facto possível passearmos-nos no meio da história, pois ela está em todas as ruas, em todos os becos, em todos os edifícios, em todos os monumentos, enfim por toda a parte... e é simplesmente maravilhoso.
Piazza del Popolo construída pelo magistrado Caius Flaminius, Pantheon,(foto 6) Templo Adriano do qual só resta uma parte da fachada, Fontana di Trevi (foto 7), simplesmente genial confesso que foi uma das coisas que mais me impressionou, pois todos já vimos dezenas de imagens desta fonte mas ao vivo ultrapassa todas as espectativas, é, é, sem palavras...O arco di Constantino (foto 8) , o coliseu (foto 9), para quem viu o filme "Gladiador" é fácil retroceder no tempo e imaginar como se movia a vida dentro dele. Visitamos também todos os seus foruns do qual só vimos uma parte porque é imenso. De qualquer forma é um sítio a voltar mas com um guia, pois mesmo com o nosso livro de bolso não é possível ter uma noção justa de tanta história. A caminho do coliseu passamos também pelo "Círculo Máximo" que agora é como um grande espaço relvado, mas que na altura era o local onde se praticavam os desportos, "La boca de la veritá", "Trinità del monti" a famosa escadaria dos grandes desfiles de moda, bom e todas as suas inúmeras praças...

Coisas a ter em atenção: se não conhecem a cidade ou se não falam fluentemente italiano o melhor é não andar de taxi, pois como em outras cidades os turístas são levados sempre pelo caminho mais longo; não apanhar transferes do hotel até aeroporto, paguei por um percurso de 10m 25euros; fazer-se acompanhar de um par de sapatos extra, extra confortáveis, as caminhadas dão cabo de qualquer bom pé, fugir dos pequenos almoços dos hoteis, apesar da gastronomia italiana ser deleciosa os pequenos almoços não são a sua especialidade. Nada de ovos ou salsichas, pequeno almoço são apenas bolos, o máximo é uma fatia de pão de forma com fiambre ou queijo. Cuidado com as motas "aceleras" existem às milhares a passearem-se pela cidade. Não visitar a Capela Sistina no verão, impossível, tanta gente que é quase uma heresia a velocidade com que se é obrigado a vêr esta obra-prima.
No entanto recomenda-se... I LOVE ROME...

2 comentários:

A Minha Essência disse...

Só de ler o teu post, tive saudades do tempo que tive em Itália....
Adorei tudo. A comida,as pessoas,a lingua, o país em si. Simplesmente maravilhoso... Quero volyar lá!

Bjokas

P.S.- A condução deles é de bradar aos céus,áháhahahah.....

ZZzzzzzzzz disse...

O calor humano, a boa disposição tem uma diferença abismal com os Belgas na sua generalidade. Disso sinto muita falta...